sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Conceito Fast Fashion

 Para começar a falar de Fast Fashion, vamos entender um pouco sobre esse conceito e saber como ele surgiu.

 Fast Fashion (moda rápida), termo usado para descrever coleções de grandes estilistas em dois momentos. Primavera/ Verão, Outono/ Inverno. Estas tendências são criadas e fabricadas  de forma rápida e barata, permitindo que o consumidor entre em uma de suas lojas, goste e compre. Por outro lado, a moda rápida pode ser identificada como um mercado que produz um tipo de produto de baixo nível qualitativo, não comparável  as características típicas do sistema do prêt-à-porter. Pelo fast fashion, as coleções vão entrando nas lojas a cada semana, ou mesmo com intervalos de dias. A idéia é que a produção se espalhe em mais modelos e ganhe variedade, ao mesmo tempo em que os estoques se ampliam nesse modelo, eles ficam mais restritos: nem todos os números e tamanhos estão disponíveis na coleção, nem todas as cores e estampas existem para cada um dos produtos.

 Criado na Europa nos anos 80 por grandes varejistas como Zara, pelo espanhol Amâncio Ortega, que estreou na lista de bilionários publicada pela revista “Forbes”, já na oitava posição, em 2006 com uma fortuna de US$ 24 bilhões, por exemplo (presente no Brasil desde 1999) ou seu grande concorrente H&M  a Fast Fashion chega ao Brasil girando em torno de US$ 45 bilhões de acordo com ABIT (Associação Brasileira da Industria Têxtil e de Confecção).

 No mercado brasileiro, hoje, temos alguns nomes que fazem a fusão de grandes designer mais lojas de departamento, Renner, Riachuelo, C&A, a internacional Zara, entre outras. O conceito expandiu tanto que o produto vestuário não fica limitado, também existem sapatos, óculos de sol e até mesmo em nossos cosméticos.

 O Fast Fashion realmente chegou para ficar e arrasar no Brasil.

                                                                                                                               Fernanda Brito

Um comentário:

  1. "Fast Fashion (moda rápida), termo usado para descrever coleções de grandes estilistas em dois momentos." Cadê o verbo?

    fusão de grandes designerS

    Cuidado com a adjetivação: arrasar, por exemplo. Evite.

    Vale colocar links para sites dos estilistas, lojas etc.

    Foto exemplificando?

    ResponderExcluir